BSB Energia

LOCALIZADOR DE FALHAS DE ISOLAMENTO

Segurança Elétrica em Usinas Eólicas

Quando se trata de alta disponibilidade e confiabilidade dos sistemas de energia eólica, o operador da usina tem apenas um objetivo: evitar qualquer tempo de inatividade inesperado ou problemas com a operação.

Uma falha de isolamento pode aumentar o tempo de inativadade inesperado do sistema, além de maximizaro risco de parada devido a acidentes, como incêndios. Ao mesmo tempo, intervenções de serviços não planejadas podem ser caras, demoradas e ineficientes.

Agende com o especialista

Segurança Elétrica em Usinas Eólicas

Como funciona e quais os benefícios?

O dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI) é o equipamento desenvolvido para supervisionar sistemas IT, obrigatório pela ABNT NBR 5410.

Utilizando o conceito correto de supervisão e proteção, que monitora as propriedades de isolamento da instalação elétrica, as falhas de isolamento da instalação elétrica, as falhas pode ser detectadas em estágios iniciais.

Desta forma, monnitora não apenas falhas de isolamento diretas, por exemplo, isolamento do cabo desgastado, mas também outras falhas no sistem elétrico, como desgaste nas escovas do rotor do gerador, ou falha no link DC do inversor.

BSB Energia BSB Energia
BSB Energia
BSB Energia

Segurança Elétrica em Usinas Eólicas

Como funciona e quais os benefícios?

O DSI realiza medição da resistência que existe entre os alimentadores e a terra, possibilitando a leitura correta pasitiva do valor. Independente da falha ser assimétricas ou simétricas.

A indicação da existência de falha viabilizada a manutenção preditiva, pois o defeito é sinalizado antes da necessidade de desligamento.

O sistema de alarme permanece ativado até que o valor da resitência de isolamento seja restabelecido com a eliminação da falha. O DSI também pode ser utilizado para proteção, desligando a turbina caso a resitência atinja um valor muito baixo e cause risco de incêndio.